Pintar um pavimento interior pode ser uma boa solução para algumas situações, no entanto, para fazer esse trabalho deve ter em conta alguns aspetos muito importantes, tais como: o tipo de suporte, a funcionalidade do espaço, o aspeto pretendido, a tinta mais adequada, entre outros.
Pintar pavimentos - Cimento
Segue a listagem de ferramentas necessárias para o seu projeto:
- Balde com grelha;
- Escova metálica;
- Talocha dentada;
- Luvas;
- Máscara;
- Rolo;
- Trincha.
Ao pintar um pavimento deve ter em conta os mesmos aspetos que teria se estivesse a pintar qualquer outro suporte. Isto significa que deve procurar a tinta mais adequada para o tipo de superfícies que quer pintar.
A única diferença é que tem de escolher a tinta que apresenta maior nível de resistência.
No caso dos pavimentos em cimento, existem tintas denominadas "para pavimentos".
Além disso, existem várias opções: desde pinturas que proporcionam uma simples fixação do suporte, para preservá-lo e evitar acumulação de pó, até às outras que permitem pintar uma garagem.
Outro fator importante na hora de escolher a tinta é decidir o tipo de diluente com o qual quer trabalhar, por exemplo, quando pintamos sótãos ou espaços fechados, ou quando a tinta vai estar em contacto diário com pessoas e/ou alimentos. Nestes casos, convém pensar numa tinta que tenha base aquosa.
Na argatintas disponibilizamos dois tipos de tintas:
- De base solvente: Argafloo Epóxi Pavimentos 2C, Argafloor PU Topcoat Satin e Argafloor PU Topcoat Matt;
- De base aquosa: Argafloor Acrílico 1C.
A. Preparação do suporte
A preparação do suporte é o passo mais importante para alcançar um bom resultado e, principalmente, um resultado duradouro. Seguem alguns pontos que deve ter atenção:
- Porosidade do pavimento: Se o pavimento estiver polido, deverá abrir os poros e, para esse efeito, só precisa de esfregar com uma escova metálica. No caso de o pavimento estar bem finalizado com uma talocha dentada, será mais fácil aplicar diretamente um
primário.
- Estado do pavimento: Quando se trata de um pavimento antigo é importante limpá-lo com detergente e enxaguá-lo bem de seguida. Se quiser pintar novamente sobre uma tinta em bom estado, só necessita de fazer um polimento suave para matizar bem a superfície.
B. Aplicação da tinta
Para todos os tipos de tinta pode utilizar rolo e/ou trincha. Deve verificar as características do diluente recomendado pelo fabricante.
- Primeira demão: A primeira tem de ser sempre aplicada bem diluída para uma ótima impregnação no suporte. Pode também usar uma tinta incolor para a primeira demão.
- Demãos sucessivas: É possível que a porosidade do pavimento o obrigue a aplicar não só uma segunda como também uma terceira demão de tinta.
Importante: Respeitar o tempo de secagem entre cada demão.Pintar um pavimento é esteticamente mais versátil e muito mais fácil de aplicar e manter.